TO: sucuri de 5 m é achada enrolada em cachorro

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma sucuri de pouco mais de 5 m foi encontrada nesta sexta-feira em Palmas (TO). Ela estava enrolada em um cachorro na praia do Prata, a mais freqüentada dos banhistas da capital do Tocantins. O animal pesa cerca de 80 kg e é capaz de comer um boi em uma única alimentação.

A cobra foi capturada pelos agentes da Companhia Independente da Polícia Ambiental (Cipama) de Palmas. "Nós recebemos o telefonema de um morador da região. Ele disse que havia uma serpente no local, mas não imaginávamos o tamanho dela", afirmou o capitão da Cipama Gessivaldo Ribeiro.

A sucuri ficou presa por alguns minutos em uma grade e foi solta, no início da tarde, no lago de Lajeado, em uma área desabitada.

- Nós ficamos preocupados com isso. Estão aparecendo muitas cobras aqui na capital. A gente que vem do Rio Grande do Sul não está acostumado a ver esse tipo de animais pela cidade - comentou a moradora Beloni Zerbielli.

Nesta semana, outra Sucuri foi encontrada na capital. Ela estava na praia dos Arnos à procura de alimentos e foi devolvida para o seu habitat natural.

Ainda em Palmas, a Cipama foi chamada para capturar uma jibóia que estava escondida em um terreno situado no Aureny 1, o bairro mais antigo e populoso da capital.

Só neste ano, 13 cobras apareceram em Palmas. De acordo com a Cipama outros animais foram apreendidos, como jacarés, tamanduás e macacos.