CPI convoca general Felix para depor na próxima terça-feira

Agência Câmara

BRASÍLIA - A presidente da CPMI dos Cartões Corporativos, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), anunciou que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Felix, será convocado a depor na próxima terça-feira, dia 1º. A senadora lembrou que o general foi convidado a comparecer ontem na CPMI, mas não apareceu com a justificativa de que está em férias no exterior. Marisa Serrano lembrou que há acordo na comissão para convocar aqueles que não comparecerem às audiências.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) criticou, no entanto, a convocação do general para a próxima semana. Ela afirmou que a CPMI recebeu a justificativa de Felix de que ele só estará no Brasil a partir do próximo dia 7. Segundo Ideli, a decisão de marcar o depoimento para antes dessa data tem o caráter de impedir o que o general venha à CPMI.

Ideli Salvatti disse que outros convidados poderiam ser ouvidos antes de Felix, como o seu antecessor no cargo, general Alberto Cardoso (governo FHC), e o presidente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda.

Marina Serrano afirmou, porém, que a convocação é uma prerrogativa da CPMI e que as pessoas convocadas não podem simplesmente alegar que vão sair de férias.