MA: fungo em arroz provoca morte de 42 pessoas

Portal Terra

SÃO LUÍS - O Exército vai recolher estoques de arroz contaminados por um fungo no noroeste do Maranhão. Pelo menos 42 pessoas morreram de uma doença provocada pelo fungo, conhecida como beri-beri. Outras 600 pessoas apresentaram sintomas da doença como fraqueza muscular, complicações respiratórias e cardíacas. As informações são da Globonews.

Pesquisadores da Universidade Rural do Rio de Janeiro concluíram que as mortes foram causadas por arroz contaminado pelo fungo, que se propaga em ambientes quentes e úmidos, condições em que a maioria dos produtores estoca o arroz.

As lavouras ficam em uma região onde antes existia uma floresta, e a umidade média do ar atinge 91%. O fungo é resistente, capaz de sobreviver a temperaturas de até 250ºC. O governo decidiu que vai recolher todo o produto contaminado, em troca de arroz saudável.

O estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na região também está sob suspeita. O fungo pode afetar ainda outras culturas da região como o feijão e o milho.