Pode chover forte em 13 Estados e DF

JB Online

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou nesta sexta-feira alerta de chuva forte aos Estados do Paraná, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Na tarde e noite desta sexta-feira, áreas de instabilidade dão origem a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no Norte e Centro-Leste do Paraná. Alerta-se que, em alguns momentos, essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.

Entre sábado e segunda-feira, o deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil reforça a instabilidade sobre o Paraná, provocando temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h.

Hoje e amanhã, a presença de áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no Centro-Sul do Maranhão e no Distrito Federal.

No domingo e segunda-feira, o risco de chuva forte estende-se para todo o Estado do Maranhão.

Entre hoje e segunda-feira, a presença de áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

No Norte e Nordeste do Mato Grosso do Sul, há risco de rajadas de vento de até 60 km/h e, entre sábado e segunda-feira, o alerta é valido para todo o Estado. Hoje e amanhã, o alerta é valido para todo o Estado de Goiás. Já no domingo e segunda-feira, o risco de chuva forte persiste para o Centro-Sul e Oeste goiano.

No sábado e no domingo, o deslocamento de uma nova frente fria pela região Sul do Brasil organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 70 km/h, especialmente no Sul, Oeste e Centro do Estado. Também não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

Nos próximos dias, a presença de áreas de instabilidade sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste mantém as condições de pancadas de chuva no Mato Grosso, São Paulo, em boa parte do Pará, no Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas Gerais. No caso de São Paulo e Minas Gerais, há risco de rajadas de vento de até 60 km/h.

No domingo e segunda-feira, áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em Rondônia e no Rio de Janeiro. No domingo, o alerta é valido para o Centro-Sul fluminense. Na segunda-feira, o alerta é valido para todo o Estado do Rio de Janeiro.

Com Portal Terra