Celso Amorim inicia viagem ao Oriente Médio

JB Online

BRASÍLIA - Arábia Saudita, Síria, Jordânia, os Territórios Palestinos e Israel estão no roteiro da viagem ao Oriente Médio iniciada hoje pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com o objetivo de estreitar relações e fortalecer a cooperação bilateral.

De acordo com o ministério, a viagem ocorre em momento significativo para a retomada do processo de paz entre Israel e os Territórios Palestinos, marcada pelos desdobramentos de dois importantes eventos promovidos no final de 2007, dos quais o Brasil participou: a Conferência de Annapolis (EUA), em novembro, e a Conferência de Doadores de Paris para o Estado Palestino, no mês seguinte.

Ainda em dezembro passado, foi assinado o Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e Israel, o primeiro deste tipo firmado pelo bloco com outras regiões. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores declarou que o tratado com Israel demonstrava o interesse do resto do mundo no Mercosul.

A agenda divulgada pelo ministério informa que na Arábia Saudita Celso Amorim deverá se econtrar com o Rei Abdullah Bin Abdel Aziz, o príncipe herdeiro e ministro da Defesa, e o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo; na Síria, com o presidente Bachar al-Assad e o ministro Walid al-Muallem; na Jordânia, com o Rei Abdullah II, o primeiro-ministro Nader Dahabi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Salaheddin Al-Bachir; na Palestina, com o presidente Mahmoud Abbas e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Riad Malki; e em Israel com o primeiro-ministro Ehud Olmert, o presidente Shimon Peres e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni.

Na Palestina, o ministro inaugurará a exposição Amrik - A Presença Árabe na América do Sul. A visita ao Oriente Médio irá até o dia 14.

Com informações da Agência Brasil