Municípios podem solicitar recursos para novas cozinhas comunitárias

Agência Brasil

BRASÍLIA - Municípios com mais de 50 mil habitantes podem obter apoio financeiro para implantação ou modernização de cozinhas comunitárias. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o edital já foi publicado no Diário Oficial da União.

As informações estão disponíveis na página do ministério na internet - www.mds.gov.br. Os recursos para 2008 são de R$ 4,8 milhões.

De acordo com o MDS, as unidades devem ser implantadas principalmente em bairros populosos das periferias urbanas. Os recursos podem ser utilizados na construção, ampliação, reforma ou conclusão do prédio e na aquisição de equipamentos e material permanente. As cozinhas comunitárias produzem e distribuem refeições saudáveis e promovem inclusão social.

As prefeituras interessadas em obter financiamento devem encaminhar, até 11 de março, à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) os documentos de habilitação, entre eles o ofício de solicitação e encaminhamento da proposta e o documento do imóvel onde se pretende instalar os equipamentos. O resultado deve ser divulgado no Diário Oficial da União do dia 7 de abril.