ASSINE
search button

Rei Momo de 58 quilos é coroado em Salvador em meio a polêmica

Compartilhar

Portal Terra

SALVADOR - Contrariando a tradição, Salvador terá um Rei Momo de 58 quilos. A confirmação do nome do comerciante Clarindo Silva de Jesus foi feita nesta sexta-feira pela Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa) e a Federação dos Clubes Carnavalescos, depois de uma semana de polêmica.

Com porte de modelo, medindo 1,70 m e 58 kg, Jesus acredita que a escolha de seu nome é uma tentativa de modernizar a festa carnavalesca.

- Posso não ter peso na formação física, mas sim na formação de idéias, caráter. Não havia nenhum documento que determinava que o Rei Momo fosse necessariamente gordo - afirma.

Os outros quatro concorrentes, todos acima dos 100 quilos, discordam. No momento da coroação de Jesus, eles ficaram de costas em sinal de protesto.

A Emtursa convidou os outros concorrentes a participarem da Corte do Carnaval, como súditos, a exemplo do que ocorre com a Rainha do Carnaval e suas princesas. Todos recusaram o convite. Os candidatos derrotados já entraram com representação no Ministério Público Estadual e pretendem recorrer à Justiça. No Rio de Janeiro, em 2002, o prefeito da cidade, Cesar Maia, publicou decreto determinando o fim da necessidade do Rei Momo ser obeso.

Apesar do físico pouco avantajado, Jesus destaca como vantagens pessoais a sua ligação com o Carnaval, já que é compositor e diretor de bloco carnavalesco, e sua trajetória de luta pela preservação do Centro Histórico de Salvador.

- Sempre digo que nasci para quebrar paradigmas - acrescenta.

Mesmo antes da confirmação, Jesus já havia feito planos para o reinado. Ele irá homenagear o rei Khama, Rei Bom de Bechuanaland, atual República de Botsuana, no Sul da África. As fantasias terão a predominância do branco, cor usada por Jesus há 30 anos.