ASSINE
search button

Metrô: obras em Pinheiros serão retomadas em abril

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - As obras da futura Estação Pinheiros do Metrô de São Paulo serão retomadas apenas em abril, 15 meses depois do desmoronamento de parte da do túnel de ventilação da construção, que deixou sete mortos em 12 de janeiro do ano passado.

A previsão do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) é de que as últimas provas materiais do acidente sejam colhidas do local até o próximo dia 19 de março. Depois disso o terreno volta a ficar sob responsabilidade da construtora, que poderá dar andamento à obra.

Dois laudos paralelos estão sendo preparados, com prazos distintos. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deve entregar ao MP-SP as suas conclusões até o final de abril. O laudo do Instituto de Criminalística, da Polícia Civil, está previsto para ficar pronto em agosto.

A expectativa do Consórcio é concluir a obra no final de 2011 ou início de 2012, com quase dois anos de atraso sobre o calendário original, que previa a estação concluída no final de 2009 ou começo de 2010.

A estação Pinheiros é considerada uma das mais importantes do projeto de 11 estações contempladas pela Linha Amarela do Metrô. Ela será responsável pela integração com a linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Investigações

O promotor criminal Arnaldo Hossepian afirma que é pouco provável que não haja responsáveis criminalmente pelo ocorrido. As investigações devem se dar em três grupos: imperícia, negligência ou imprudência.

- É muito difícil que os culpados não se encaixem nessas hipóteses - diz.

Porém, o promotor afirma que essa conclusão só poderá ser tomada com o laudo.

- Podemos receber alguma informação nova e ainda temos tempo para terminar a investigação - disse.