Lula afaga militares com investimentos, afirma El País

JB Online

RIO - Jornal espanhol El Pais publicado nesta terça-feira afirma que a criação do Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) é um cumprimento de promessas eleitorais do Presidente Luis Inácio Lula da Silva. O jornal espanhol diz ainda, que Lula agafa os militares com investimentos.

O Sinamob foi anunciado pelo governo brasileiro no fim do mês passado. Segundo o jornal, a ambiciosa estrutura, capaz de atuar em uma eventual invasão estrangeira, será um "afago" para os militares e um "paliativo" para diminuir a "sensação de abandono" expressa por eles.

-Por que o Brasil, que não sofreu ataques em seu território desde a Guerra do Paraguai, no século 19, agora está preocupado em criar um mecanismo de defesa dessa natureza? - pergunta o El País.

De acordo com o jornal espanhol Lula sabia que para ser eleito iria precisar do apoio dos militares e portanto a resposta para esta pergunta está na campanha eleitoral de 2002.

- Quando Lula se candidatou, em 2002, os militares se queixavam da escassez do orçamento e de certo abandono - afirma a reportagem. - Lula sabia que precisava do apoio deles para ser eleito.

Com informações da BBC Brasil.