Inscrições para bolsas de estudos na Alemanha são abertas no Capes

Agência JB

RIO - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe inscrições para bolsas de estudos na Alemanha até o dia 29 de fevereiro. As bolsas serão distribuídas para candidatos que tenham cursado mestrado em instituições recomendadas pela Capes.

Para doutorado pleno, a duração prevista é inicialmente de um ano, mas pode ser renovada para até 48 meses. Também poderão receber bolsas os estudantes alemães que fazem o chamado doutorado-sanduíche, mas nesse caso a duração máxima é de um ano, sem prorrogação.

O doutorado-sanduíche é uma modalidade desenvolvida em colaboração com alguma instituição de pesquisa do exterior. Normalmente, o doutorando passa uma fase inicial no Brasil, uma segunda fase no exterior e volta ao Brasil para a última fase, no final da qual ocorre a defesa da tese.

Segundo a assessoria de imprensa da Capes, as bolsas de doutorado-sanduíche para brasileiros podem ser prorrogadas até dois anos. Além da Capes, financiam as bolsas o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).