RS receberá penitenciária de segurança máxima

Portal Terra

PORTO ALEGRE - Uma penitenciária de segurança máxima semelhante a existente em Catanduvas (PR) - considerada a mais bem guarnecida do país - será construída no Rio Grande do Sul, segundo informa neste sábado o jornal Zero Hora. Ele deve ficar em Arroio dos Ratos, município a 52 km de Porto Alegre, de acordo com definição do Ministério da Justiça.

O presídio, que deve ser administrado pelo governo federal, terá capacidade para 200 detentos e poderá receber presos de qualquer parte do Brasil. Esta semana, foi anunciada ainda a construção de outras duas penitenciárias no Estado do extremo sul do País: uma regional, no município de Guaíba, ainda sem capacidade definida, e outra específica para jovens, que comportará 200 presos, em São Leopoldo.

Nos próximos dias, a governadora do Estado, Yeda Crusius, deve anunciar oficialmente as localizações e demais dados referentes aos novos presídios. Ainda que conte com a parceria estadual, o investimento nos projetos é do governo federal, que planeja implantar 15 penitenciárias no Rio Grande do Sul até 2011.

Só no presídio de São Leopoldo, que receberá jovens entre 18 e 24 anos, o investimento será de R$ 12 milhões. As obras devem começar no início de 2008.