Agência Brasil
BRASÍLIA - O presidente Lula lança nesta quarta-feira, às 10h, no Palácio do Planalto, o Plano de Aceleração do Crescimento para a área de Saúde (PAC da Saúde). Participam da cerimônia os ministros da Saúde, José Gomes Temporão; da Defesa, Nelson Jobim; da Educação, Fernando Haddad; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; e da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.
O plano prevê investimentos de R$ 89 bilhões no setor até 2011. Os recursos devem ser aplicados na ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS), na conclusão de obras, na melhoria dos valores pagos a prestadores de serviço e em outras áreas ligadas à saúde pública.
No fim da manhã, Lula segue para o Palácio Itamaraty onde, às 12h, encontra-se com o presidente de El Salvador, Elias Antonio Saca González, e participa de uma reunião ampliada com ministros e assessores dos dois países. Às 12h45, haverá assinatura de acordos entre os governos brasileiro e salvadorenho nas áreas de agricultura (produção de biocombustíveis) e segurança pública, seguida de almoço em homenagem ao presidente do país centro-americano.
À tarde, de volta ao Planalto, Lula recebe, às 15h30, o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Na seqüência (16h30), reúne-se com representantes das centrais sindicais que estão nesta quarta-feira em Brasília promovendo a 4ª Marcha da Classe Trabalhadora.
No restante do dia, concede audiência ao advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli (18h), e ao presidente do Conselho da Intel Corporation, Craig R. Barrett (19h). O ministro da Educação, Fernando Haddad, participa do encontro.