Agência Brasil
BRASÍLIA - Com o objetivo de discutir a política nacional de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente, começa nesta segunda-feira a 7ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília.
A organização do evento aguarda a participação de 1,5 mil pessoas, cerca de 25% desse público deve ser formado por adolescentes.
- O que buscamos é a legitimidade de todo o sistema de garantias de direitos, por isso nessa conferência trazemos a maior participação de delegados adolescentes já que correspondem a 15% da população - afirmou a presidente do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmem Oliveira.
Com o tema Concretizar Direitos Humanos de Criança e do Adolescente: Investimento Obrigatório, o Conanda pretende fortalecer a relação entre o governo e a sociedade para executar e controlar as políticas, promover a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e garantir a participação de adolescentes na formulação das políticas públicas.
- É o momento de integrar os adolescentes em todas as etapas dessa discussão, para que haja o engajamento das novas gerações na defesa dos seus próprios interesses.
A 7ª Conferência Nacional segue até o próxima quinta-feira (6) com apresentações culturais, painéis, debates, trabalhos de grupos, apresentação de pesquisas e lançamento de publicações. A conferência é realizada a cada dois anos.