Jobim inicia visita a Equador e Chile para discutir parcerias

Agência JB

RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, inicia nesta quinta-feira uma viagem de cinco dias ao Equador e Chile. No primeiro país, Jobim irá representar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia inaugural da Assembléia Constituinte do Equador. A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira, em Ciudad Alfaro, na região de Montecristi. Jobim também terá uma reunião com o ministro da Defesa do país para tratar de acordos futuros de cooperação na área da defesa.

Na segunda etapa da viagem, no Chile, Jobim estará acompanhado do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, do assessor especial do Presidente da República, Marco Aurélio Garcia, e do embaixador Marcos Vinicius Pinta Gama, do Ministério de Relações Exteriores. Jobim se encontrará com o ministro da Defesa chileno, José Goñi Carrasco, e ambos assinarão um acordo de cooperação entre os dois países.

Por determinação do presidente Lula, até o final de 2008, Nelson Jobim e os comandantes das Forças Armadas visitarão os países da América do Sul para ampliar o diálogo e estreitar relações na área militar. De acordo com o ministério, a aproximação com os países sul-americanos pode ocorrer especialmente no âmbito da educação militar, de forma que oficiais dos países vizinhos possam vir cursar as academias militares brasileiras.

Com informações da Agência Brasil.