Agência Brasil
BRASÍLIA - O primeiro compromisso do novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, é uma reunião nesta sexta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ainda não tem hora marcada, de acordo com a secretaria.
Após assumir o cargo na quinta-feira, no lugar de Walfrido dos Mares Guia, Múcio afirmou que vai conversar com todos os senadores para que seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. Ele disse ter confiança de que a matéria será aprovada até o dia 31 de dezembro, quando o imposto perde a validade.
Walfrido dos Mares Guia deixou o cargo depois de o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra 15 acusados de envolvimento no suposto esquema de arrecadação ilegal de dinheiro para campanha eleitoral em Minas Gerais.
Mares Guia é um dos acusados, juntamente com o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o empresário Marcos Valério de Souza.
Na carta em que pede afastamento do cargo, encaminhada ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mares Guia afirma ser inocente e que seu dever é "empenhar todos os esforços" para se defender.