Operação Furacão: STF concede habeas-corpus a tesoureiro

Agência JB

BRASÍLIA - O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas-corpus a Nagib Teixeira Suaid, investigado pela Operação Furacão, da Polícia Federal (PF). Nagib é apontado pela PF como tesoureiro de Aniz Abrahão David, o Anísio, e de Ailton Guimarães, o capitão Guimarães.

Ele teve o quarto decreto de prisão preventiva expedido pela juíza da 6ª Vara Criminal Federal no Rio de Janeiro e agora receberá um alvará de soltura. Nagib foi denunciado, juntamente com sua mulher, pelo crime de lavagem de dinheiro.

A defesa tentou conseguir um habeas-corpus contra esse decreto de prisão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ambos negados liminarmente. Contra esse ato do relator do STJ, a defesa recorreu ao STF.

O advogado lembrou, nos autos, que o tesoureiro já teve dois habeas-corpus concedidos pelo STF, referentes a outros decretos de prisão preventiva. Para o defensor, o procedimento do Ministério Público Federal (MPF) relativo à Operação Furacão é um "verdadeiro excesso acusatório", com o objetivo de desconstituir decisões das instâncias superiores e, com isso, manter o denunciado preso.

Com informações do Portal Terra