Aneel aprova edital para leilão de energia da usina de Santo Antônio

Agência Brasil

BRASÍLIA - Em nota divulgada nesta terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que foi aprovado o edital para o leilão de energia da usina hidrelétrica de Santo Antônio, a ser construída no Rio Madeira, em Rondônia.

Segundo a nota, o aviso do edital será publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (1º) e a íntegra, com o cronograma e a documentação relativa ao leilão, estará disponível na página da Agência na internet (www.aneel.gov.br), em Espaço do Empreendedor, dentro do link Editais de Geração/Leilão 005/2007.

O leilão está marcado para o dia 10 de dezembro, na sede da Aneel em Brasília, por sistema eletrônica. Será vencedor, segundo a nota, quem ofertar o menor lance em reais por megawatts-hora para energia destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) .

A usina deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012 e o projeto prevê a instalação de 44 turbinas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o valor total da construção foi avaliado, em dezembro de 2006, em R$ 9,5 bilhões.

Os vencedores do leilão, acrescenta a nota, assinarão contratos de comercialização no ambiente regulado com duração de 30 anos, para a geração de energia para o Sistema Interligado Nacional . O leilão é aberto à participação de empresas nacionais públicas ou privadas, de forma isolada ou reunidas em consórcios.