Péres pedirá que empresário 'laranja' preste depoimento

Agência JB

RIO - O senador Jefferson Péres (PDT-AM) confirmou que pretende pedir, nesta segunda-feira, dia 29, ao empresário José Amilton Barbosa, que confirme, em depoimento ao Conselho de Ética do Senado, ter conhecimento de que o presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria colocado um "laranja" na direção de O Jornal, no caso José Queiroz de Oliveira.

O senador divulgou que solicitará a ajuda da Polícia Federal para localizar o economista. José Amilton Barbosa foi supervisor contábil das empresas do usineiro João Lyra e de Renan Calheiros, entre 1999 e 2005. Péres também vai pedir ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), que abra investigação sobre correspondências enviadas a alguns senadores. Segundo Péres, num DVD de cinco minutos, são veiculadas informações que sugerem que ele praticou corrupção.

- Quero pedir uma investigação, pela corregedoria, para apurar quem são os autores das gravaçõe, já que, necessariamente, os autores deste DVD não são os remetentes das correspondências aos parlamentares. O depoimento de José Amilton Barbosa tem que ser tomado de imediato. Pretendo falar diretamente com ele e vou aonde ele quiser - afirmou o relator do processo.