Agência JB
BRASÍLIA - A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara aprovou, nessa quarta-feira, alteração no fuso horário do Acre, da Amazônia ocidental e do Pará, acabando com o quarto fuso horário no Brasil (menos cinco horas em relação ao meridiano de Greenwich).
Pelo texto, os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas passam ao fuso horário de menos quatro horas em relação a Greenwich, ou seja, uma hora adiantada.
Com a decisão, a diferença em relação ao horário de Brasília cai de duas para uma hora. Já a parte ocidental do Pará passa de 'menos quatro horas' para 'menos três horas' em relação a Greenwich, ficando com o mesmo horário de Brasília.
O projeto aprovado é um substitutivo da deputada Rebecca Garcia (PP-AM) ao Projeto de Lei 882/07, do Senado Federal, que previa modificações apenas no fuso horário do Acre e de parte do Amazonas. O substitutivo prevê ainda que a vigência da lei será após 60 dias da sua publicação, a fim de permitir ampla divulgação.
Segundo a deputada, em relação a Brasília no fuso horário do Acre e da Amazônia Ocidental, registrada durante o horário de verão, é um obstáculo ao processo de integração nacional favorecido pelas tecnologias da informação. Além disso, observou, o consumo de energia tende a diminuir.
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com infornmações da Agência Câmara