ASSINE
search button

MEC lança Caravana da Educação em Goiânia

Compartilhar

Agência JB

RIO - O ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador Alcides Rodrigues e 223 prefeitos estiveram reunidos para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em Goiás, nesta quinta-feira, dia 25. As três áreas de governo uniram-se para garantir que o estado atinja as metas estabelecidas pelo PDE. Até 2022, o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) deve subir de 3,9 para 6, nota característica da educação em países desenvolvidos.

Para o ministro Fernando Haddad, a intenção do PDE é estimular os estados a criar um arranjo educativo semelhante ao do setor produtivo.

- Queremos uma articulação entre as universidades e as salas de aula, entre as secretaria estaduais e as municipais, tudo em favor da educação local. O desafio é fazer a qualidade das universidades federais brasileiras transbordar para a educação básica. Se isso acontecer, seremos um país desenvolvido - ressaltou.

A secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse que são três os pilares previstos pelo PDE no âmbito da educação básica.

- Queremos garantir o acesso, a permanência e o aprendizado das crianças - disse.

A presença dos prefeitos no lançamento do PDE foi recorde. Dos 246 municípios, 223 estiveram representados. De acordo com o ministro Fernando Haddad, a adesão dos prefeitos demonstra interesse.

- Estamos muito otimistas com o estado de Goiás - afirmou.