Ministros de Economia e Finanças sul-americanos reúnem-se no Rio

Agência JB

RIO - A Reunião de Ministros de Estado de Economia e Finanças de países sul-americanos acontece nesta segunda-feira, às 10h, no Palácio Itamarary, no Rio. A reunião tem como tema central a proposta de Ata Fundacional para criação do Banco do Sul. O ministro da Fazenda, Guido Mantega participa do encontro.

O Banco do Sul foi proposto pela Venezuela e pela Argentina em fevereiro deste ano. Na ocasião, Chávez afirmou que a instituição teria o principal objetivo de auxiliar os países da região em eventuais crises financeiras.

Dessa maneira, os países não precisariam recorrer a organismos como Fundo Monetário Internacional (FMI) ou Banco Mundial (Bird). O Brasil defende que o Banco do Sul também financie projetos de desenvolvimento.

Mantega tem dito que a nova instituição não deve ser usada com interesses políticos por nenhuma nação do continente e que deveria estar mais voltada para o fortalecimento da infra-estrutura e para a integração na região, agilizando a aprovação de projetos desses países.