Lula destaca importância de investimento em pesquisa

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Lula destacou nesta segunda-feira a importância do investimento em pesquisa como forma de o país conquistar espaço na economia mundial. Segundo Lula, vários centros de pesquisa de excelência estão surgindo no país e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) "é a cara visível" dessa transformação.

- Quando um país não tem importância política, não é competitivo com o chamado mundo desenvolvido, ninguém nos nota e ninguém reclama, ou seja, nós somos tratados como se fossemos um zé-ninguém - disse, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente.

De acordo com o presidente, o Brasil chegou em um patamar em que conquista "mercado de outros países que eram donos do mercado. Quando um país atinge a situação de ganhar esse espaço no mundo econômico, começam a aparecer os adversários, começam a aparecer as pessoas fazendo críticas ao Brasil. É importante que estejamos atentos para fazer o enfrentamento político que tem que ser feito. Ao mesmo tempo, temos que melhorar geneticamente tudo aquilo que a gente produz - afirmou.

- É preciso que a gente acredite: o Brasil está se transformando num país com vários centros de excelência, e a Embrapa é uma cara visível desse Brasil excelência no mundo da agricultura. Estou convencido de que o mundo vai ouvir falar muito do Brasil toda vez que tiver uma mesa de negociação discutindo agricultura - completou.