Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 9 estados e no DF

Agência JB

RIO - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério desta segunda-feira, dia 8, até a quarta-feira, dia 10, os índices de umidade relativa do ar permanecerão baixos em nove estados e no Distrito Federal. Em algumas regiões, a umidade relativa mínima ficará abaixo de 30%.

Segundo a Sedec, os baixos índices devem-se à presença de uma massa de ar seco sobre o Brasil Central. A previsão vale para Goiás; Tocantins, com exceção da região norte; Bahia; Piauí; Mato Grosso; Triângulo Mineiro, centro, norte e noroeste de Minas Gerais; sul do Maranhão; centro, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul; e centro, norte e oeste de São Paulo, além do Distrito Federal.

A secretaria desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas e recomenda ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação. A Sedec alerta também para o risco de incêndios florestais, pede que não se façam fogueiras nas proximidades de matas e florestas e recomenda atenção redobrada aos motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios, por causa da visibilidade reduzida pela fumaça.

Com agências