Comitê divulga hoje resultado de plebiscito sobre privatização da Vale

Agência JB

RIO - O resultado do plebiscito popular sobre o leilão da Companhia Vale do Rio Doce será divulgado nesta segunda-feira, às 15h, pelo Comitê Nacional da Campanha A Vale é Nossa.

A consulta foi realizada em todo o país entre os dias 1º e 9 de setembro. O Comitê Nacional é formado por 64 organizações sociais, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as pastorais sociais, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Intersindical e a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Esse foi o terceiro plebiscito popular realizado por organizações sociais. Em 2000, o tema era o pagamento da dívida externa e dois anos depois, a Alca. Em 2007, a temática foi a anulação do leilão de venda da CVRD, a partir da reabertura dos processos questionando a venda da companhia, realizada em 1997.

A empresa é a maior produtora mundial de minério de ferro, dona de jazidas de ouro, urânio e de boa parte da infra-estrutura brasileira de portos e ferrovias.

O resultado será divulgado no plenário 9 do anexo 2 da Câmara dos Deputados. Nos estados, estão marcados atos públicos para apresentar à população os resultados.