ASSINE
search button

SP levará 564 delegados para a Conferência Nacional da Saúde

Compartilhar

Agência Brasil

SÃO PAULO - Como é o estado mais populoso do Brasil e a representação para a 13ª Conferência Nacional de Saúde é proporcional ao número de pessoas das regiões brasileiras, São Paulo levará a maior quantidade de delegados a Brasília, de 14 a 16 de novembro. Serão 564 delegados, metade dos quais representantes dos usuários da saúde.

As conferências nacionais são realizadas a cada quatros desde 1945 e a partir dos anos 80 passaram a incorporar conferências preparatórias estaduais. Em São Paulo, foram realizadas conferências destacadas e consideradas como pré-conferências estaduais na capital, em Guarulhos e em Campinas, por serem cidades com mais de 1 milhão de habitantes. A 5ª Conferência Estadual da Saúde teve início no dia 4 e se estenderá até a noite deste sábado, no Centro de Exposições Center Norte, na capital, com a participação de 2.300 pessoas.

De acordo com Maria de Lourdes Rodrigues, delegada, conselheira, representante das causas das mulheres e coordenadora do comitê de comunicação na conferência, os 564 delegados eleitos dividem-se em 282 delegados do Segmento Usuários, 141 do Segmento Trabalhadores na Saúde e 141 do Segmento Gestores no setor.

Essas proporções são mantidas também nos conselhos estaduais de saúde, instâncias permanentes de participação das políticas de governo. Para garantia de suas atribuições e autonomia, sua formação não coincide com as eleições estaduais.

Além de representantes do executivo estadual, das universidades e prefeituras, hospitais filantrópicos e privados, o atual conselho paulista inclui representantes dos sindicatos de trabalhadores, de fiscais e profissionais de saúde, de todas as centrais sindicais, da Federação das Indústrias (Fiesp), de entidades de portadores de patologias como epilepsia e Mal de Alzheimer, de deficiências físicas e mentais, dos movimentos populares de saúde de diferentes cidades, de entidades de defesa das mulheres, de defesa do consumidor, de associações de moradores e da Pastoral da Criança no estado.