CPI das ONGs escolhe vice e relator na terça-feira

Agência JB

RIO -

Está marcada para a próxima terça-feira, dia 9, reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs para escolher o vice-presidente e o relator do colegiado. Na última quarta-feira, dia 4, durante a reunião de instalação da CPI, os membros do comissão elegeram Raimundo Colombo (DEM-SC) como presidente.

A CPI das ONGs foi criada com o objetivo de apurar, no prazo de 120 dias, a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para organizações não-governamentais e para organizações da sociedade civil e interesse público (Oscips), bem como a utilização por essas entidades de tais recursos e de outros recebidos do exterior, entre 1999 e 2006. O autor do requerimento de criação da CPI foi o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), anunciou, em caráter não oficial, a indicação do senador, Inácio Arruda (PCdoB-CE) para a relatoria da comissão. Ela confirmou ainda a não aceitação pela bancada do PT da indicação, pelo PMDB, do senador Valter Pereira (PMDB-MS), primeiro nome sugerido para o cargo. O veto a Valter Pereira foi motivado por sua participação proeminente na rebelião do PMDB que levou à derrubada da medida provisória que criava a Secretária de Planejamento de Longo Prazo, na semana passada.

Com agências