Agência JB
RIO - O secretário de Segurança Nacional, Antonio Carlos Biscaia, irá se reunir nesta quinta-feira, às 14h no Ministério da Justiça, com os secretários de Segurança de Distrito Federal e Goiás. O objetivo do encontro é definir o tamanho do efetivo da Força de Segurança Nacional que ficará no Entorno. A tropa inicial é formada por 150 homens.
Biscaia vai discutir com os secretários de Segurança de Goiás, Ernesto Roller, e do Distrito Federal, coronel Cândido Vargas, detalhes do pedido protocolado por um representante da Secretaria de Segurança de Goiás e também decidir quais serão as ações das equipes da Força Nacional na região.
A cidade goiana de Luziânia é uma das mais antigas do entorno do Distrito Federal e deve ser um dos alvos da ação da Força Nacional de Segurança Pública, que atuará no combate à violência. Fica a pouco mais de 60 quilômetros de distância de Brasília, capital que exerce influência em seu desenvolvimento. Tem aproximadamente 200 mil habitantes e problemas de cidades grandes brasileiras.
O estado de Goiás anunciou o pedido de ajuda na última sexta-feira, após resolver impasse financeiro com o governo do Distrito Federal. O governo distrital se comprometeu a pagar todos os custos da contrapartida para formalizar o pedido de ajuda da Força. O estado goiano afirmava que não tinha recursos para arcar com as despesas de infra-estrutura da tropa - como, alimentação, hospedagem e transporte -, que é a contrapartida necessária dos estados para receber a ajuda federal.
Além de tropas, o governo terá um pacote de ações sociais. Em um mês, o plano estratégico com ações específicas para o combate à violência na região do entorno do Distrito Federal estará pronto. Segundo o Ministério da Justiça, as ações incluem como tática a educação dos policiais, o investimento na polícia comunitária e as parcerias com a sociedade civil, todas ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).