Gestão ambiental na Amazônia é tema de seminário do Conama

Agência JB

RIO - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) promove o seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, desta terça-feira a quarta-feira, das 9h às 18h30 . A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e autoridades federais e estaduais, além de especialistas participarão dos painéis e palestras.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do seminário é analisar incentivos à gestão ambiental rural na Amazônia - onde, idealmente, toda atividade econômica deveria ser sustentável e aliar o desenvolvimento à melhoria das condições de vida das populações locais e à preservação dos recursos naturais.

No seminário serão discutidas algumas possibilidades de compensação - como créditos diferenciados para a produção sustentável; desoneração fiscal para investimento em projetos ambientais; certificados de processos e produtos ambientalmente corretos; e o Protocolo Verde, que tem a finalidade de incluir novos critérios para o financiamento de atividades produtivas em atendimento à legislação, entre outros.

Serão apresentados também no evento alguns instrumentos regulatórios ainda em estudo - como a concessão de estímulos nas operações de financiamento a atividades agrícolas ambientalmente sustentáveis e a incorporação obrigatória de critérios ambientais por instituições financeiras.