Renan acusa oposição de fazer obstrução contra a democracia

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou a oposição de estar fazendo uma obstrução contra a democracia brasileira. Na opinião do senador, a obstrução nas votações da Casa é regimental, mas tem que ser feita "necessariamente pontualmente".

- Ninguém vai obstruir o Brasil. Qualquer obstrução, que é regimental, terá de ser feita necessariamente pontualmente, não pode ser uma obstrução pela obstrução porque será contra a democracia - afirmou Calheiros durante cerimônia no Palácio do Planalto.

A afirmação de Calheiros é uma crítica aos líderes oposicionistas, que fazem obstrução das votações de projetos em plenário. Eles ameaçam obstruir os trabalhos enquanto Calheiros permanecer na presidência da Casa.

Renan Calheiros responde a três processos no Conselho de Ética do Senado. O primeiro, que deve ser finalizado ainda esta semana, investiga se ele tinha contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior. O segundo, investiga se ele beneficiou a empresa de bebidas Schincariol. Já o terceiro, investiga a denúncia de que o parlamentar teria usado laranjas para comprar meios de comunicação em Alagoas.