Marina Silva entrega projeto de política de resíduos sólidos ao Lula

Agência JB

BRASÍLIA - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos, Luciano Zica, irão apresentar ao meio-dia desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, ao presidente Lula o projeto de lei de criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O encontro será ao meio-dia.

Segundo o secretário, a expectativa é de que o texto seja enviado ao Congresso na próxima semana e aprovado em curto espaço de tempo. O objetivo do plano é integrar as políticas de gestão dos resíduos sólidos, repetindo o procedimento que deu origem ao Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovado em 2006, e à Lei Nacional de Saneamento, em fase de regulamentação.

- Há um artigo que pretende proibir a importação de resíduos ou produtos usados que sejam prejudiciais ao meio ambiente - afirmou Zica.

O ministério está preparando também o 1º Seminário Nacional sobre os Recursos Hídricos em Ambientes Urbanos, que será realizado em Brasília, entre os dias 1º e 3 de outubro. Para o secretário, não há como desassociar a questão do lixo nos grandes centros urbanos da questão da água .