Lula vai se encontrar com presidente peruano Alan Garcia

Agência AFP

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega peruano Alan Garcia vão se reunir em novembro num local na fronteira comum entre os dois países, informou nesta segunda-feira em Lima o chanceler Celso Amorim, durante uma visita oficial ao Peru.

- Os presidentes do Brasil e do Peru vão se reunir em novembro num local da fronteira comum entre os dois países para examinar os progressos das obras da estrada interoceânica - explicou Amorim a jornalistas.

O chanceler também disse que Lula realizará no início de 2008 uma viagem oficial a Lima para fazer um balanço das relações bilaterais.

Amorim e seu colega peruano, José Garcia Belaunde, assinaram nesta segunda-feira dois projetos de cooperação sobre a luta contra a pobreza no Peru.

Os dois ministros também reiteraram em comunicado seu "firme compromisso em seguir aprofundando as boas relações políticas existentes entre os governos brasileiro e peruano".

Lima e Brasília também destacaram "os progressos registrados no processo de consolidação da Aliança Estratégica", formada em 2005.

Celso Amorim participou nesta segunda-feira da abertura do II Fórum dos países latino-americanos do Pacífico, ao qual o Brasil foi convidado apesar de não ter saída para o oceano Pacífico.

O chanceler brasileiro chegou a Lima domingo com alimentos, purificadores de água e medicamentos para as vítimas do terremoto de quarta-feira passada.