Governo lançará novo programa para capacitação de jovens, diz Lupi

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Programa Primeiro Emprego "vai virar ProJovem e fará parte de um programa maior, envolvendo outros ministérios", informou nesta segunda-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

- A idéia é juntar tudo em uma só iniciativa a fim de qualificar o jovem para o emprego. Será o PAC do Jovem - acrescentou, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento, lançado pelo governo federal no início do ano.

Segundo Lupi, o novo programa será lançado nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se destinará à qualificação e à capacitação de jovens de 18 a 29 anos que buscam uma primeira oportunidade de emprego.

O ministro adiantou que o programa deverá reunir ações de outros ministérios, como Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia. E que os recursos a serem desembolsados ainda estão em definição pelo governo, mas deverão ficar em torno de R$ 500 milhões, a serem incluídos no orçamento do próximo ano.

A proposta do "novo ProJovem", acrescentou Lupi, será utilizar organizações não-governamentais e universidades parceiras do governo federal.

- Ele deverá beneficiar entre 1 milhão e 1,5 milhão de jovens - estimou o ministro, em entrevista na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro.