Celso Amorim fecha acordos de cooperação com o Peru

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viaja neste domingo para Lima, capital do Peru, onde participa de reuniões bilaterais com o presidente Alan Garcia e com o chanceler José Antonio García Belaúnde.

No encontro, serão assinados projetos de cooperação técnica nas áreas de saúde e de desenvolvimento social. De acordo com o ministério, desde janeiro do ano passado um acordo de comércio bilateral gerou cerca de US$ 2,3 bilhões.

Celso Amorim também se encontra com o secretário-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN), Freddy Ehlers, e participa da abertura da II Reunião do Foro sobre a Iniciativa da Bacia do Pacífico Latino-americano.

Por ter sido marcada antes do terremoto que atingiu o país na última quinta-feira (16) , o Itamaraty informou que, a princípio, a visita do ministro não incluirá visita às cidades atingidas pelos tremores.

O terremoto, que alcançou 7,5 pontos na escala Richter, deixou mais de 500 mortos e 1,5 mil feridos. Cerca de 17 mil casas foram destruídas e mais de 85 mil pessoas necessitam de algum tipo de ajuda, principalmente na cidade de Pisco, a mais atingida pelo terremoto.

Não há registros de brasileiros entre as vítimas.