Lula anuncia pacto nacional em defesa das mulheres

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na noite desta sexta-feira, durante a cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, o lançamento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.

Segundo o presidente, até 2010 será investido "quase R$ 1 bilhão na prevenção da violência contra a mulher, proteção e garantia dos direitos e combate à impunidade dos agressores".

O pacto será coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e contará com a colaboração dos ministérios da Educação, da Justiça, das Cidades e do Desenvolvimento Agrário, entre outros.

Lula afirmou que as principais metas são a criação de novas delegacias da mulher, criação de cerca de mil centros de assitência social até o final do ano e intalação do "observatório da lei Maria da Penha, para monitorar eventuais dificuldades na aplicação da lei".

O presidente disse ainda que tem admiração pelas "heroínas anônimas do País".

- São mulheres que chefiam sozinhas seus lares, mas que infelizmente ainda sofrem violência, ainda ganham menos do que os homens, ainda não têm a representação política que merecem -lamentou Lula.