Fórum América Latina-Ásia discutirá comércio e investimentos

REUTERS

BRASÍLIA - Autoridades de 33 países latino-americanos e asiáticos se reúnem na quarta e quinta-feiras em Brasília para buscar formas de promover o comércio e os investimentos entre as duas regiões, além de discutirem outros assuntos de interesse comum, disseram diplomatas brasileiros nesta sexta-feira.

A terceira edição do Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (Focalal), co-presidido desta vez por Brasil e Coréia do Sul, terá a participação de ministros de Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Uruguai, Cingapura e Japão, entre outros.

- Haverá também um seminário acadêmico e encontros empresariais, nos quais autoridades de Cingapura, Japão e Indonésia falarão sobre assuntos como logística e infra-estrutura, combustíveis e financiamento - informou Roberto Jaguaribe, subsecretário-geral do Itamaraty.

Segundo ele, assuntos como as paralisadas negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) ou as turbulências dos mercados financeiros globais serão tratados pelos ministros.

- É uma reunião em que se marcarão rumos. Haverá muitíssimos contatos bilaterais - acrescentou Jaguaribe.

Os chanceleres participantes também terão uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.