PF de SP prende traficante mais procurado do mundo

Portal Terra

SÃO PAULO - A Polícia Federal de São Paulo prendeu na manhã desta segunda-feira um dos traficantes mais procurados do mundo, de acordo com o Departamento de Combate às Drogas (DEA) dos Estados Unidos. O colombiano Juan Carlos Ramirez-Abadia, 44 anos, foi preso em um condominio de luxo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo.

A prisão ocorreu às 6h30 durante a Operação Farrapos, realizada pela PF em seis Estados brasileiros (SP, RJ, PR, SC, MG e RS). Na manhã de hoje são cumpridos 17 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão somente no Estado de SP.

Abadia é considerado pelos EUA um dos maiores traficantes de cocaína da Colômbia, operando no Cartel do Vale do Norte, principalmente a partir da cidade de Cali. Suas atividades podem incluir também o tráfico de heroína e lavagem de dinheiro.

Segundo informações do site do Departamento de Estado americano, seu patrimônio pode chegar a US$ 1,8 bilhão, embora informações indiquem que ele tenha contraído muitas dívidas com outros traficantes. Abadia seria um homem extremamente violento e já foi acusado por diversos homicídios na Colômbia, entre eles as execuções de outros traficantes.

O Departamento de Estado dos EUA oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões para qualquer informação que levasse à sua prisão. O colombiano está sendo levado para a sede da PF no bairro da Lapa, zona oeste da cidade.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais