Agência Brasil
BRASÍLIA - O Ministério da Defesa divulgou na noite desta terça-feira, dia 31, novas medidas para adequar os aeroportos de Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas, que vão receber os vôos redirecionados do aeroporto de Congonhas.
Um dos destaques diz respeito aos reparos em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em nota, o ministério informa que as obras serão feitas da meia noite as seis da manhã, período de menor movimento local, sem prejuízo da segurança e das operações existentes nesse horário.
As obras definitivas, no entanto, estão previstas para começar em fevereiro de 2008.
Em relação a Congonhas, a nota afirma que a Infraero continuará com as obras de fixação das ranhuras (grooving) na pista principal. O término deve ocorrer em setembro próximo.
O ministério também determina que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanhe, junto às companhias aéreas, a tranferência dos vôos para Guarulhos e Viracopos, a ser feita de forma gradativa e crescente, respeitando a capacidade operacional dos aeroportos .
Em relação a esse item, o documento informa que o aeroporto de Guarulhos vai operar com 54 pousos e decolagens por hora quando as duas pistas estiverem em funcionamento e com 33 pousos e decolagens quando apenas uma pista estiver aberta.
A nota foi divulgada após a reunião do ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi; diretor do departamento do Controle do Espaço Aéreo, major brigadeiro Jamon Borges Cardoso, e o assessor especial do ministro da Defesa, major brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery.