Plenário deve encerrar hoje discussão da reforma política

Agência Câmara

BRASÍLIA - O Plenário deve concluir nesta quinta-feira a discussão da proposta de reforma política (PL 1210/07). A discussão foi iniciada na semana passada e deveria ser retomada na quarta-feira, mas um novo acordo de procedimentos para a votação do projeto, acertado em plenário, adiou a conclusão do debate para hoje. A solicitação do adiamento foi feita pelo líder do PR, deputado Luciano Castro (RR).

Pelo acordo, na sessão extraordinária desta quinta-feira, às 11 h, o Plenário encerrará a discussão do projeto - faltam nove oradores - depois de votar a Medida Provisória 368/07, que passa a trancar a pauta a partir desta quinta-feira. A votação da proposta deve começar na próxima terça-feira ou quarta-feira, depois da votação da MP 369/07, que passa a trancar a pauta a partir de amanhã.

Para viabilizar o acordo, os partidos se comprometeram a não usar recursos regimentais hoje para adiar a votação da MP 368/07 ou a conclusão da discussão do PL 1210/07.

Com o fim do processo de discussão da proposta da reforma política, o relator, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), poderá apresentar seu parecer às emendas apresentadas em plenário. Já foram apresentadas mais de 300 emendas e o relatório só pode ser apresentado depois do encerramento da discussão.

O Plenário terá duas sessões extraordinárias hoje para votar a MP 368/07 e concluir a discussão do Projeto de Lei 1210/07 - às 11 horas e às 15 horas.