Portal Terra
BRASÍLIA - O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), se colocou à disposição do Conselho de Ética para ser o novo relator do caso contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O processo está sem relator depois da renúncia de Wellington Salgado (PMDB-MG), que deixou o cargo menos de 24 horas depois de assumi-lo, após o adiamento da votação. Já Epitácio Cafeteira (PTB-MA) está afastado do cargo com atestado médico.
Raupp, no entanto, é suplente de próprio Salgado no colegiado. Para assumir a função, o senador titular teria que trocar de posto com o suplente.
Nesta quarta-feira, o presidente do Conselho, Sibá Machado (PT-AC), afirmou que o novo relator será necessariamente da base aliada do governo, mas hoje ele ainda não comentou a possibilidade de indicar Raupp. Machado não descarta ainda a hipótese de nomear uma comissão formada por três parlamentares para fazer as investigações do caso.
A reunião desta quinta, que estava marcada para traçar o organograma da nova fase de trabalho, foi adiada por falta de relator. O encontro só vai acontecer quando um novo senador for designado para o cargo.