ASSINE
search button

Aliado diz que Renan deve aproveitar para ganhar tempo

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - O senador Gilvam Borges (PMDB-AP), um dos principais aliados de Renan Calheiros (PMDB-AL) no Congresso, disse nesta quinta-feira que o presidente do Senado deve aproveitar o momento de impasse no Conselho de Ética para 'ganhar tempo'.

- Renan já teve as contas devassadas, já foi exposto a tudo e não tem mais nada a perder. Ele deve mudar a estratégia, permanecer na presidência do Senado e pedir o maior tempo possível para demonstrar sua inocência - disse Gilvan a jornalistas.

O Conselho de Ética trabalha há três semanas num processo que investiga Renan por quebra de decoro parlamentar que pode levá-lo à perda do mandato. O relatório inicial do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) inocentando Renan deixou de ser votado duas vezes, prejudicando a estratégia inicial de Renan de arquivar o processo rapidamente. Cafeteira entrou em licença médica e seu substituto, Wellington Salgado (PMDB-MG), renunciou à relatoria. O presidente do Conselho, Sibá Machado (PT-AC), suspendeu os trabalhos e está buscando um novo relator para o processo.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que chegou a Brasília para uma reunião no Ministério da Fazenda, disse que o caso de Renan é uma situação que preocupa a todos e que o PSDB está adotando uma posição de cautela.