Caso Renan: Nery pede substituição de Wellington Salgado na relatoria

Agência JB

BRASÍLIA - O senador José Nery (PSOL-PA)apresentou questão de ordem, durante sessão do Conselho de Ética, pedindo a substituição do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) na relatoria ad hoc da representação. Ele foi escolhido pelo presidente do órgão, senador Sibá Machado (PT-AC), depois do afastamento por motivos de saúde do relator original, senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Nery argumentou que Salgado é réu, ao lado do senador Renan, em um processo referente à cessão de um terreno da Companhia Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) para a Universo, faculdade que pertence ao senador pelo estado de Minas Gerais. Na época, Calheiros era presidente da companhia.

- Diante da relação do relator com o representado com suspeitas de interesses comuns, partícipes de um episódio grave, supostamente ilícito sub júdice e, que trazem potencialidade de ausência da imparcialidade necessária, requeiro a subbstituição do relator por outro membro do conselho - pediu Nery.

O partido de Nery é o autor da representação contra Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.