Meirelles diz que o cenário internacional está bastante favorável

Agência JB

RIO - O presidente do Banco Central, Henrique Meireles, disse na manhã desta terça-feira, que a economia brasileira está com sua estabilidade mais consolidada e melhorando cada vez mais. As considerações foram feitas em em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

- O reflexo desse crescimento é que vários indicadores econômicos começam a refletir não só no aumento de salários, mas também no do consumo e no de investimentos, com aumento gradativo da produção. A taxa média de crescimento da economia brasileira vem aumentando de forma sustentável e a consequência é a queda da taxa de juros de forma continuada, o que facilitou o aumento do PIB em torno de 4,5% este ano -, explica ele.

Meireles diz que o cenário internacional está bastante favorável e que o Brasil tem se aproveitado disso para construir as bases de um crescimento sustentável para os próximos anos, de forma a melhorar as condições básicas de vida do país e os fundamentos econômicos.

O presidente do BC não deixou de comentar a importância do controle da inflação afirmando que nas duas últimas décadas o estabelecimento de comitês decisórios de política monetária tornou-se uma prática comum nos bancos centrais de todo o mundo, e no caso do Brasil, especificamente a política de metas tem obtido êxito. Tanto que apesar da nossa cultura inflacionária estamos hoje com inflação anual em torno de 3,5%. Algo inimaginável até há pouco tempo , concluiu.