Caminhada 'Passos de Anchieta' atrai milhares no ES

Portal Terra

VITÓRIA - Começou nesta quinta-feira a 10ª edição da caminhada "Os Passos de Anchieta", que deve reunir cerca de quatro mil pessoas no Espírito Santo. De cajado na mão, mochila nas costas e muita disposição, vários andarilhos irão percorrer 100 km até chegar ao destino final: o município de Anchieta, no Sul do Estado. A caminhada coletiva é realizada em quatro dias. A concentração que antecede a saída ocorreu em frente à Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da cidade. De lá, os andarilhos seguiram pela Beira-mar.

Nesta quinta-feira, primeiro dia da caminhada, os andarilhos vão percorrer o trecho da Catedral Metropolitana de Vitória até a praça da Barra do Jucu, em Vila Velha, em um percurso de 25 km.

A primeira edição do evento começou com 300 pessoas. Hoje, a trilha mais antiga do Brasil atrai pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo. - Essa caminhada é a mais antiga do Brasil e é o quarto caminho do mundo. Essa caminhada inspirou várias rotas em todo o mundo. Já tivemos gente da Holanda, dos Estados Unidos, da Guatemala, Chile, Portugal, Espanha e Japão - explicou José Américo Gonçalves, um dos organizadores.

Para muitos, uma trilha de fé e reflexão, já que é a lembrança do percurso que o padre José de Anchieta fazia na missão catequizadora, no final do século XVI , quando saía de Anchieta para a capital capixaba para cuidar do Colégio de São Tiago, que se transformou na sede do governo estadual, denominado Palácio Anchieta.

A caminhada "Os Passos de Anchieta" estende-se pelo litoral capixaba. O roteiro pode ser feito com cunho religioso, histórico, cultural, turístico, ecológico ou até mesmo de reflexão.