Parlamentares estrangeiros conhecem programa brasileiro de aids

Júlia Moura, Agência JB

BRASÍLIA - Representantes da África do Sul, Índia, Suécia e Uganda participantes do Grupo Assessor em HIV e Aids da União Interparlamentar (UIP) serão recebidos, nesta quarta-feira, às 14h, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a diretoria do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS). Os parlamentares irão discutir temas como direitos humanos com técnicos do Programa e representantes da sociedade civil e de agências do sistema ONU.

Durante a audência o grupo irá conhecer a experiência da organização não-governamental Arco-íris, que atua no combate à aids.

Na tarde da terça-feira, os cinco parlamentares estiveram no Congresso Nacional, onde conheceram os principais fundamentos da resposta brasileira de enfrentamento da epidemia a partir da apresentação do diretor-adjunto do PN-DST/AIDS, Eduardo Barbosa.

A União Inter-Parlamentar é uma organização internacional de parlamentares de Estados Soberanos criada em 1889, à qual o Brasil esta filiado desde 1954.

A missão tem a finalidade de conhecer a forma de organização do Brasil nas políticas públicas em HIV/Aids e o impacto da resposta brasileira na epidemia e, assim, subsidiar a preparação da primeira Conferência Global de Parlamentares sobre HIV, em novembro deste ano.