Moreira e Maguito vão ocupar diretorias da Caixa e do BB

REUTERS

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto deflagrou esta semana o processo de nomeações de políticos do PMDB para cargos importantes do segundo escalão.

O ex-governador Maguito Vilela, de Goiás, foi nomeado vice-presidente para assuntos de governo do Banco do Brasil, em assembléia realizada nesta quarta-feira. O ex-governador Moreira Franco, do Rio, será nomeado vice-presidente de Benefícios e Loterias da Caixa Econômica Federal, em assembléia a ser realizada ainda este mês, segundo fontes do Planalto e do PMDB.

Moreira Franco, que foi um dos políticos mais próximos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é a primeira nomeação de peso conseguida pela bancada do PMDB do Rio. O grupo reivindica ainda a presidência da estatal Furnas Centrais Elétricas para o ex-prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde. O PT também disputa esse cargo.

O ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, disse a jornalistas nesta quarta-feira que novos nomes para o setor elétrico terão de aguardar a nomeação do próximo ministro de Minas e Energia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nas últimas semanas, deputados do PMDB do Rio ensaiaram uma rebelião para pressionar o Planalto e ameaçaram aderir em bloco ao requerimento de criação da CPI da Navalha. A nomeação de Moreira Franco foi informada ao PMDB do Rio em reunião na noite de terça-feira, por Mares Guia.

O PMDB espera ainda a nomeação do ex-deputado Wagner Rossi (SP) para a direção da Conab, no Ministério da Agricultura.