Maria do Pillar assume a Secretaria de Educação Básica do MEC

Agência Brasil

BRASÍLIA - A nova secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pillar, destacou durante seu discurso de posse nesta terça-feira, que o foco de seu mandato será a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras.

- Esse desafio tem que ser a meta e a obssessão do MEC. Temos que investir na formação de professores, em uma discussão curricular mais contemporânea e maior permanência das crianças na escola -, afirmou a secretária.

Maria do Pillar disse que os trabalhos da secretaria serão realizados de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), além de focar nos mil municípios que tem os piores índices de qualidade, oferecendo estrutura e apoio para que a educação melhore nesses lugares. A consulta desses resultados pode ser obtida por meio do endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais: https://ideb.inep.gov.br/Site/. Segundo a nova secretária, o acesso das crianças às escolas públicas tem melhorado, mas ela afirma que o ensino público tem que ser para todos.

- O acesso tem que ser permitido aos pobres, crianças de classe média, do campo, da cidade. Todos têm direito ao conhecimento - enfatiza.

Maria do Pillar ocupa o cargo antes exercido por Francisco das Chagas Fernandes. A nova secretária de Educação Básica foi professora de escolas municipais e particulares por 22 anos. Pillar foi assessora e consultora na área pedagógica em prefeituras de Minas Gerais e em outros estados; consultora do projeto Programa de Aperfeiçoamento dos Secretários Municipais de Educação do MEC, entre 1999 e 2001; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Seu mais recente cargo público, desde 2002, foi o de secretária municipal da Educação na capital mineira.