Caixa e ministério firmam acordo para proteção ambiental

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Ministério do Meio Ambiente e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta terça-feira, um protocolo de intenção para promover a proteção do meio ambiente. O documento foi firmado durante a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

De acordo com a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, o acordo prevê a capacitação de gestores ambientais para facilitar o licenciamento de empreendimentos.

- A licença ambiental é fornecida em grande parte pelos municípios. Nessa parceria, estão previstas várias ações de capacitação, educação e treinamento dos gestores municipais. É exatamente o processo de conscientização, que servirá também para agilizar as liberações -, disse.

Ela não informou quanto será investido e nem o número de cidades que serão atendidas, porque, segundo ela, isso dependerá do interesse das prefeituras no projeto. A parceria também prevê o financiamento da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em 2007. A conferência é composta por representantes do governo, empresários e sociedade civil. Outras ações do acordo são apoio à revitalização do Rio São Francisco, produção de biocombustível, gestão adequada dos recursos hídricos e programas habitacionais sustentáveis.