Três municípios lideram ranking nacional de corrupção

Portal Terra

SÃO PAULO - As cidades de Presidente Vargas (MA), Colniza (MT) e Guarujá (SP) se destacam no país devido às acusações de corrupção envolvendo membros da administração municipal. Em Presidente Vargas, a 102 km de São Luís, oito dos noves vereadores tiveram prisão preventiva decretada, em maio, pela Justiça, acusados de receber R$ 1 mil por mês do então prefeito Raimundo Bartolomeu Aguiar (PSC) para deixar de fiscalizar as contas dele. A informação é da Folha de S.Paulo.

Em Colniza (MT), no final de 2006, o prefeito Sérgio Bastos (PMDB) se afastou do cargo sob a denúncia de ter desviado cerca de R$ 10 milhões de verbas federais e estaduais. Na mesma época, por falta de verba, o recolhimento do lixo foi suspenso e os médicos deixaram de fazer atendimentos, justamente quando um surto de dengue que atingia cerca de 40% da população.

No Guarujá, a 87 km de São Paulo, a Câmara ficou ao menos seis sessões consecutivas sem discutir nenhum projeto entre outubro e novembro do ano passado por causa de um suposto esquema de corrupção que envolveria 8 dos 14 vereadores, além do prefeito Farid Said Madi (PDT).