Controladores recomendam fechar espaço aéreo

Portal Terra

BRASÍLIA - A Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) emitiu um boletim de segurança no qual recomenda profissionais de todo o País interditar setores aéreos em caso de falhas de equipamento. A ação seria uma reação à afirmação do comando da Força Aérea Brasileira (FAB) de que o sistema de controle aéreo não tem deficiências.

O comunicado foi motivado pela denúncia de crime doloso (com intenção) do controlador Jomarcelo dos Santos pelo acidente do vôo 1907, que deixou 154 mortos há oito meses. Outros três sargentos são réus por crime culposo (sem intenção). Todos os denunciados estavam trabalhando no dia do acidente, o maior da história da aviação brasileira.

A nota recomenda aos controladores de tráfego aéreo que sigam, de maneira incondicional, as normas e procedimento previstos e que não assumam responsabilidades maiores que já lhes são exigidas. Os contraladores pretendem usar como estratégia de defesa culpar a configuração confusa e falhas dos equipamentos.

O Comando da Aeronáutica não comentou a nota da ABCTA, mas informou que as regras que o controlador deve seguir são as do manual do setor.