Itamaraty diz que Lula quer esclarecimentos de Chávez

Portal Terra

BRASÍLIA - Diante das afirmações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o Ministério das Relações Exteriores convoque o embaixador da Venezuela no Brasil para prestar os "indispensáveis esclarecimentos".

Lula afirmou ainda, por meio de nota do Itamaraty, seu total apoio às instituições brasileiras e expressou seu repúdio a manifestações que coloquem em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos, que norteiem essas instituições.

Mais cedo, em Londres, Lula havia afirmado que cabe a Chávez cuidar de seu país, e a ele cuidar do Brasil. No Congresso, as declarações de Chávez, de que os congressistas estavam agindo como "papagaio" dos Estados Unidos, provocaram diversas reações. Tanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quanto da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) repudiaram a afirmação.

A frase de Chavez aconteceu após a Comissão de Relações Exteriores aprovar requerimento sugerindo que a RCTV continuasse funcionando.